top of page

Regras de etiqueta para convidados no casamento

Atualizado: 20 de fev. de 2023



Além do Dress Code em todos eventos sociais é normal ter regras de etiqueta para não cometer gafe e te ajudar nesse processo!

É importante se atentar aos detalhes do casamento no site dos noivos e no convite, também é válido perguntar aos noivos como será o evento.

Mesmo com a modernização dos casamentos, o evento possui grande simbolismo, tradição e o gosto dos noivos.

Uma dica para os noivos é não dispensar as regras de protocolo e etiqueta do casamento, para conseguir seguir todo o fluxo para vocês e os convidados.


O que é

é o conjunto de normas cerimoniais que indicam a ordem de precedência e de usos a serem observados pela corte em eventos, públicos ou não, onde estiverem presentes chefes de estado e/ou alta sociedade. Facilitando e criando um padrão na comunicação entre as pessoas do local.



Onde Começar

O site do casamento é o melhor local para começar o assunto com os convidados, lá vai ser o portal de todas informações, até para os parentes distantes conhecerem: a história do casal, confirmar presença ( RSPV), entender o local do casamento e presentear os noivos na lista de presentes. Temos a indicação do site Lejour que é grátis e possui as taxas mais baixas do mercado para pagamento dos presentes.



Entrega e confirmação de presença

Quando você é convidado para o casamento é sinal que você fez e vai fazer parte de um momento muito especial e novo para o casal, não deixe de confirmar a presença e informar se possui parceiro ou filhos atualmente ( caso tenha sido perguntado) para os noivos repassarem ao Buffet. Não seja deselegante pedindo convites para pessoas além da sua família ( pais, esposa (o), namorada (o) ou filhos).



Retribua o convite

Agradeça o convite mesmo se caso não dê para ir, pois esse dia vai ser especial na vida do casal. Caso compareça ou mesmo não indo deseja presentear o casal, pergunte sobre a lista de presentes. Ao comprar o presente muitas vezes possui um campo para escrever uma mensagem ao casal, aproveite para deixar uma mensagem para eles.



Dress Code, código de vestimenta

Cuidado com a roupa que vai escolher para o evento! Veja sempre a vestimenta indicada no convite e no site do casal, algumas cores como as das madrinhas, do noivo, padrinhos, da noiva, preto e vermelho não podem ser usadas no casamento em geral. Os noivos que solicitam cores deixam bem alinhados nos canais de comunicação como o site do casamento. Há uma história sobre não vestir vermelho pois é a cor da paixão e é entendida como uma cor provocatória e associada a tentação dentro do casamento, podendo no máximo ser usada pela irmã do noivo, excluindo a mãe, que nunca iria provocar.

Sobre a cor branca somente a noiva pois simboliza promessa de um futuro bom para o casal.

Cor preta no Brasil é voltado ao luto e é uma cor mais para bailes de gala, fora do Brasil tem muitos casamentos que os noivos preferem que todos vá de preto para gerar mais destaque principalmente a noiva.

Pesquise sempre sobre os modelos das roupas de acordo com o que foi sugerido para não ter dores de cabeça no dia do casamento.

Evite roupas muito curtas e decotadas de mais, por ser um evento social é deselegante.



Na cerimônia

É importante comparecer ao local no horário informado para a cerimonialista organizar e colocar as pessoas na igreja ou no local, cuidado com as fotos em excesso no local para não atrapalhar o fluxo de pessoas, não entre no corredor do local com as mãos, não fique fazendo fotos no altar, recomendável fazer posterior a cerimônia.

Fique sempre atento caso leve filhos, caso não tenha uma área para crianças.



Na recepção e festa

Os noivos seguem um cronograma de fotos oficiais de acordo com o cerimonialista, caso você seja próximo da família você vai ser chamado para as fotos protocolares, mas vários noivos também fazem fotos com os convidados após as fotos com a família, mas não fique interrompendo os noivos durante o fluxo com os profissionais.

Nas mesas o menu vai está disponível para que os convidados tenham ciência do que vai ser servido no evento, o cerimonialista vai avisar sobre como vai funcionar caso seja à la carte ou self-service.

A refeição são os noivos que devem ser os primeiros a serem servidos e os doces da mesa do bolo é liberado pelo cerimonialista, não "roube" os doces do local!

Caso a festa tenha bebidas alcoólicas beba com moderação!



O que você acha das regras de etiqueta? Vai fazer diferente no seu casamento?

Siga nossas redes sociais Onde Casar Brasil (linklist.bio)

Organize seu casamento com tranquilidade e eficiência com o nosso Planner físico Casamento dos Sonhos > clique aqui














Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page