top of page

Por que as noivas usam vestido branco?

Atualizado: 21 de fev. de 2022


Você já se perguntou o por que das noivas vestirem o vestido branco no grande dia?

Será que sempre foi assim?

Por que casar de branco?



Vamos mergulhar na história do tradicional vestido de noiva!



A tradição do vestido branco surgiu no século 19, no casamento da Rainha Vitória (tataravó da Rainha Elizabeth II) com o príncipe Albert. Ela decidiu revolucionar a moda e escolheu roupa branca para ela e as madrinhas. Desde então, as noivas do mundo todo seguiram a mesma ideia.


Antes disso era normal as noivas se casarem com vestidos coloridos, mas eles não eram escolhidos aleatoriamente, as cores era do brasão da família.





Apesar de o branco ser associado à pureza, inocência e até castidade, acredita-se que a origem da tradição de usar branco no dia do casamento está relacionada a outros fatores culturais, como o casamento de três rainhas e a cerimônia de coroação de Napoleão Bonaparte.

A ideia é que o vestido de casamento seja usado uma única vez na vida da mulher, e que seja a peça mais cara do guarda-roupa.


Nos países do oriente é comum as noivas escolherem o vermelho para simbolizar prosperidade.



No século XX e XXI a moda veio se aperfeiçoando, passando por mangas bufantes, exuberantes tecidos, saias cheias, golas altas, diferentes tipos de decotes e cortes inovadores, tudo sempre muito à frente do tempo.







Com o passar dos anos, as noivas estão inovando nos vestidos, muitas já não sonham mais casar com o vestido branco, usando tons pastéis de rosa, nude e azul.





Variações do vestido branco de noiva começaram a surgir como: Branco Neve, Off white, Champanhe, Marfim, Nude, Branco óptico e entre outros.

-

Você sabia dessa tradição e como foi a história? Comente para nós!

Siga nossas redes sociais : Insta e Pinterest


-




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page