top of page

A história do famoso bolo de Santo Antônio


Você já ouviu falar dessa tradição no mês dos namorados no Brasil?

Se não, vamos te explicar!


Em toda sua vida ele realizou milagres e presenciou aparições.


Santo Antônio de Pádua (1195-1231) é um santo venerado pela Igreja Católica. Foi canonizado pelo Papa Gregório IX em 30 de maio de 1232.


O dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho, data de sua morte, e faz parte das comemorações juninas. A veneração ao Santo é difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil.


No Brasil, Santo Antônio é conhecido como Santo Casamenteiro, sendo o dia dos namorados comemorado no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio. Nesse dia, são realizadas simpatias para o santo, com orações e pedidos de casamento.


Também é conhecido como protetor das coisas perdidas, dos casamentos, dos pobres.



E a história do 'Santo Casamenteiro' ?


Santo Antônio é considerado padroeiro dos pobres e dos humildes, pois distribuía alimentos para as pessoas necessitadas.


São várias as histórias e lendas que atribuem o título de casamenteiro a Santo Antônio. Uma delas conta que uma moça que tinha perdido as esperanças de se casar, se apegou muito ao santo, que foi colocado em um pequeno oratório em casa.


Todos os dias a jovem se ajoelhava e rezava a Santo Antônio, pedindo sua intercessão para conseguir um marido. Após muito tempo sem nada acontecer, a mulher atirou a imagem pela janela.


No mesmo momento, passava um jovem cavalheiro, que foi atingido pela imagem do santo. O moço pegou a imagem, foi devolver à moça e os dois se apaixonaram.


Os dois ficaram noivos e mais tarde se casaram. A jovem atribuiu a chegada do noivo e o casamento a Santo Antônio.


Com o passar dos anos vários locais do Brasil comemoram o dia e o bolo do Santo Antônio começou a ser vendido com o santinho, como forma de quem tiver achado ser abençoado pelo santo!


Santinhos são colocados no meio dos pedaços de bolo — Foto: Lucas Sarzi/G1 PR


Conhecia essa tradição? Já fez a simpatia ou comeu o bolo? Comente para nós!

Siga a gente nas nossas redes sociais e compartilhe esse post com os noivos!


84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page