As cerimônias de casamento possuem uma longa história que já acontecia bem antes de Cristo, o primeiro casamento humano foi o de Adão e Eva. Desde então várias culturas foram surgindo, assim como a religião, em cada religião a forma de ser realizada a cerimônia é diferente.
Na antiguidade as festas de casamento especialmente realizadas pelos nobres, que promoviam grande festas com banquetes e dança. Também eram realizados casamentos para todos, mas as grandes festas eram para os nobres.
Com o passar dos tempos várias coisas mudaram, assim como o nascimento de outras religiões e culturas pelo mundo inteiro
A cerimônia é onde o casal faz seus votos e o ritual, dizendo "sim" aceitando um ao outro como legítima esposa e marido, provando assim o amor diante a todos convidados, padrinhos e madrinhas. Quando a cerimônia tem um ritual trás mais beleza e significado ao casamento.
Vamos listar alguns rituais para você escolher para o seu casamento:
Ritual da árvore
No ritual da árvore, os noivos devem plantar uma árvore, que representa: cultivo do amor, prosperidade e fertilidade. O casal tomará conta da planta e vê-la crescer no quintal de casa . “A terra e a água podem ser trazidas por representantes das duas famílias, simbolizando a ancestralidade dos noivos; as sementes de amor-perfeito podem vir ao altar juntamente com as alianças, simbolizando a nova família que nasce”, sugere o celebrante Cláudio Tôledo.
Cerimônia das areias
Um ritual ideal para noivos com religiões diferentes. Cada um derrama em um único vidro, areais de cores diferentes, para representar a singularidade do casal e a indissolubilidade do casamento. O desenho que vai se formando, é de forma única e praticamente impossível separar os grãos de areia novamente. No final da cerimônia, os noivos podem levar o vaso de areais coloridas para decorar e fazer parte da casa.
Cerimônia judaica da quebra taças
Nessa cerimônia os noivos bebem vinho em uma mesma taça de cristal. O vinho é símbolo de alegria na tradição judaica, no final da cerimônia, o noivo pisa na taça para quebra-la ( envolva a taça em um guardanapo de linho ou lenço antes de ser quebrado no chão) e todos convidados gritam "Mazal Tov" ( significa "boa sorte").
Os significados da quebra da taça podem ser diversos: recordação da destruição do antigo Templo de Jerusalém, equilíbrio entre os momentos felizes e tristes que serão enfrentados pelo casal, ninguém mais beber daquela taça nem desfrutar do amor dos noivos.
Cerimônia dos balões
Cada convidado recebe um balão com gás hélio, o celebrante pede para cada um dos presentes mentalizem um desejo para os noivos e então os balões podem ser soltos, subindo aos céus os balões com as intensões para o casal durante a cerimônia de casamento.
Rito San-san-kudo ( três-nove)
Esse ritual é da tradição oriental onde o número 3 significa boa sorte e o número 9 simboliza a aspiração à máxima boa sorte. Durante a cerimônia é preparado um sachê e servido ao casal em 3 yunomi ( xícara de chá japonês), os noivos seguram as yunomi com as duas mãos e cada yunomi será compartilhado 3 vezes, sendo três xícaras e nove goles cada um, e cada gole tem um significado.
Símbolo é o pinheiro, que permanece sempre verde em todas estações. Juventude e a força para a vida do casal.
Símbolo é o bambu, que é flexível, ele se dobra mas não quebra. É o desejo de que os caminhos do casal não se rompam e que os dois saibam ser flexíveis.
Símbolo é a flor de ameixeira, porque é a primeira flor a desabrochar e abre mesmo quando ainda há neve. Representa a beleza e a coragem.
Cerimônia do Darumá-san
O Durumá-san é um famoso talismã japonês, representa um sábio hindu chamado Bodhidharma, que segundo a lenda, atingiu o estado de iluminação após meditar profundamente por nove anos. Para realizar seu objetivo e não adormecer, que era ver com a mente em vez dos olhos, o monge cortou suas pálpebras. O boneco é símbolo da perseverança e determinação no Japão.
Ele vem com olhos em branco para que a pessoa pinte uma pupila no momento do pedido.
Quando o desejo for realizado, a outra pupila é desenhada.
O Durumá é um lembrete para que se batalhe pelos seus objetivos com disciplina, coragem, dedicação e paciência.
Rito das velas
Esse ritual representa a união de duas famílias e a criação de uma nova. Ele tem a participação dos pais do noivo, onde acendem uma vela, enquanto os pais da noiva fazem o mesmo. Então, os noivos seguram essas velas e acendem uma terceira em sinal da nova família que está sendo construída naquele momento e da unidade dos noivos.
Ritual da lavagens dos pés
O ritual da lavagens dos pés é uma cerimônia de casamento repleta de amor, com inspiração na vida de Jesus, os noivos lavam os pés um do outro em sinal de respeito, humildade, carinho, serviço e amor ao próximo.
Qual dessas cerimônias você mais se identificou com vocês?
Comente no nosso post !
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas mídias sociais!
-
Imagens Pinterest e Google
Comentários